sexta-feira, 10 de junho de 2011

Buick Streamliner

Num tempo em que a voluptuosidade imperava e as curvas eram um dos traços mais importantes em variadas áreas, Norman E. Timbs criou, em 1948, um dos ícones supremos do mundo dos carros clássicos, o Buick Streamliner.



Engenheiro mecânico, Timbs levou mais de dois anos para terminar este elegante roadster, assegurando a qualidade do seu trabalho a capa da revista Motor Trend, além de artigos em outras importantes edições como a Mechanics Illustrated, Popular Mechanics e a Motor Life.



Composto por um chassi de aço e um corpo em alumínio trabalhado à mão,o design de Norman distanciou-se dos cromados excessivos e das enormes barbatanas traseiras que dominavam o mundo automóvel da América. Ainda hoje um dos carros mais raros do mundo, único, já nos anos quarenta o Buick Streamliner era uma raridade para os americanos, e talvez tenha sido ele mesmo o grande ícone e o modelo seguido no pós-guerra.




Quase 50 anos se passaram para que se tornasse a ouvir falar na criação de Norman E. Timbs, ao ser encontrado em 2002, no deserto, praticamente intocado. Foi então comprado em leilão e restaurado por Dave Crouse da Custom Inc. em Loveland, Colorado, a pedido dos novos proprietários, Gary e Diane Cerveny de Malibu, Califórnia.


                                 


Depois de uma restauração completa, fiel e exigente, 2010 foi o ano em que este magnífico clássico reapareceu ao mundo no Amelia Island Concours d'Elegance, concorrendo na categoria Motor Trend Cover Cars, da qual não saiu vencedor, infelizmente.


 



Fonte: obviuosmag.org

Um comentário:

  1. Belíssima raridade postada neste no blog Fábio.Um carro com uma bela trajetória com começo, meio e terminou num final feliz. Acho que em tempos de vistoria veícular temos que ficarmos mais atentos pelos modelos antigos raros que poderão desaparecer rapidamente e perdermos assim alguns ícones do nosso tempo. Se não podemos mais andar com nossas relíqueas, que então façamos grandes museus automobilísticos, vide exemplo Museu do Dodge para preservarmos a história automobilística do mundo e digo, principalmente do Brasil.
    de Juarez-MT

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante, se possível identifique-se. Obrigado.