sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cord Duesenberg

O nascimento de um dos mais revolucionários veículos produzidos é atribuído ao projetista Gordon Buehrig que, após breve passagem pela General Motors, sob o comando de Harley Earl, retorna a trabalhar na Duesenberg Motors, adquirida por Erret Loban Cord poucos anos antes.
Buehrig foi designado a desenvolver um novo modelo, mais acessível ao mercado em relação aos Duesenberg ofertados por valores muito altos naquele momento  .


Utilizando-se de conceitos não aproveitados na sua passagem pela GM, desenvolveu um inovador projeto, com tração dianteira, motor V8 de 4,7 litros e 125 CV produzido pala Lycoming. Surgia então o Cord 810, que é apresentado em 2 de novembro de 1935 no Salão do Automóvel de Nova York.
Com faróis retráteis e sem a grade do radiador, Buehrig inova criando entradas de ar na forma de venezianas  ao longo do capo para a entrada de ar. Como tinha tração dianteira, não possuía o eixo de transmissão para as rodas traseiras, o que permitiu reduzir sua altura, facilitando a entrada na cabine e dispensando os estribos laterais.


Quatro versões foram produzidas:
Cord 810 Sportsman ( conversível 2 lugares )
Phaeton ( conversível 4 lugares )
Westchester e Beverly , ambos sedans de 4 portas , carroceria fechada, sendo que o último com acabamento mais luxuoso.


Em setembro de 1937 encerra-se a produção do Cord 810 e 812 (este com motorização 45 CV mais potente). Foram produzidas aproximadamente 2900 unidades deste revolucionário automóvel que estava muito a frente de seu tempo e que recebeu em 1951 pelo Museu de Arte Moderna de Nova York o título de um dos dez melhores designs de automóveis da história.




Fotos: google
Fonte : MG Clube/ Herve Salmon

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