quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Giugiaro: o projetista do século XX


Giorgetto Giugiaro nasceu em 7 de agosto de 1938 em Garessio, região de Piemonte na Itália.
Ainda adolescente estudou artes e desenho técnico, sendo descoberto por Dante Giacosa , designer e diretor técnico da Fiat, que o levou para trabalhar no centro de estilo da marca. Poucos anos depois foi convidado a  assumir cargo de destaque no estúdio de Nuccio Bertone, onde desenhou vários modelos esportivos de luxo e carros conceito, como vimos no Corvair Testudo, que postei anteriormente.
Em 65, Giugiaro muda-se para a Ghia, renomada empresa italiana de desenho e construção de carrocerias, tornando-se Diretor do Centro de Estilo e Desenho. Durante os dois anos que ali esteve realizou trabalhos fantásticos como o De Tomaso Mangusta e o Maserati Ghibli ambos em 66.

                                            De Tomaso Mangusta

Em 67 fundou a Ital Styling empresa independente pela qual prestava serviços à Ghia.
Mas foi com a Italdesign que Giugiaro realizou seu sonho de trabalhar por conta própria.
A partir de 74 a firma ganhava uma divisão de Design de Produto, em diferentes ramos de mercado, como câmeras fotográficas, móveis, telefones, relógios e computadores.
Na década de 70, Giugiaro  lança modelos conhecidos como “papel dobrado”, com linhas definidas por traços retos. Isso lhe rendeu a fama de projetar carros muito funcionais, com bom aproveitamento de espaço e quase sempre com grande área envidraçada. Isso fica claro quando cria vários carros conceito como o Porsche VW Tapiro, e os de linha como o Lótus Spirit em 72, a primeira geração dos VW Passat em 73, o Golf em 74, o Uno em 83 ,  e o lendário De Lorean DMC 12 em 81.

  De Lorean DMC

Este Designer tem em seu currículo uma infinidade de grandes carros desenvolvidos e é um dos projetistas mais premiados da história.
Giugiaro foi eleito em 1999  por 120 jornalistas de diversos países como o Projetista do Século XX,  em uma eleição realizada em Las Vegas .




Fonte: Best Cars Web Site

Um comentário:

  1. Este De Lorean era o sonho de consumo de todos os adolecentes dos anos 80. Quem não gostaria de ter o carro do filme "De Volta para o Futuro"?

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante, se possível identifique-se. Obrigado.