sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Matador

Em novembro de 1949, a Tempo Werke, de Hamburg, Alemanha, lançava o Matador, um utilitário com o mesmo conceito da Kombi, com cabine avançada, e idêntico motor Volkswagen de 1,1 litro e 25 cv. Era o único veículo produzido na Europa com autorização da VW para o uso de sua mecânica.


                                                                 Tempo Matador 1951

O Matador fez sucesso em um mercado carente de utilitários para uma tonelada de carga. Teve versões furgão (inclusive uma de teto alto) e picape e chegou a ganhar volante à direita para exportação à Austrália, onde a Kombi ainda não havia chegado, entre 1950 e 1952. O chassi era exclusivo, separado da carroceria, com suspensões que usavam feixe de molas transversal à frente e duas molas helicoidais de cada lado na traseira.

O motor não ficava atrás, mas sim abaixo do banco inteiriço, que basculava à frente para o acesso à mecânica. A tração também era dianteira. Curioso era o tanque de combustível na frente, com bocal acessível por uma portinhola abaixo do duplo pára-brisa. O nome do carro se justificaria em uma colisão frontal...

O Matador foi produzido até 66, quando a Hanomag, até então proprietária da marca, vende suas ações para a Mercedes Benz, que passou a produzir o utilitário, agora com motor diesel e com o nome de  Mercedes L 206 D e L 306 D , conforme a capacidade de carga de uma ou duas toneladas.
Estas versões foram produzidas até 1978.



Fonte: Best Cars Web

2 comentários:

  1. Andei lendo que existe somente 1 exemplar no Brasil e lembrei que há 4 anos atrás, vi o um exemplar em Curitiba, sendo utilizado para transporte de madeira em uma marcenaria!!!

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  2. Sidnei, na verdade existem alguns exemplares no Brasil mas não em tão bom estado como esse(pelo menos os que eu conheço), sei de um em Curitiba, também verde claro.

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